terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Biografia - Personalidades

Agatha Christie (1890-1976)


Escritora e dramaturga inglesa. Um dos maiores fenômenos da literatura mundial, com aproximadamente 2 bilhões de exemplares vendidos. Filha de pai americano e mãe inglesa, seu nome de solteira é Agatha Mary Clarissa Miller. O sobrenome Christie vem do primeiro marido, um aviador inglês. Em 1917, desafiada pela irmã Madge a criar uma trama policial, escreve seu primeiro livro, O Misterioso Caso de Styles, publicado em 1920. Suas 87 obras seguintes – romances, memórias e peças teatrais – são, na maioria, de suspense e rendem-lhe o título de “rainha do crime”. Escreve ainda seis romances sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Seu personagem mais constante é o detetive Hercule Poirot, um belga, que aparece em 33 livros. Outro personagem conhecido é a curiosa Miss Marple, inspirada na avó de Agatha. A peça A Ratoeira (1951) é a mais popular de Agatha Christie, encenada mais de 13 mil vezes na Inglaterra. Alguns de seus livros se tornam filmes, como Assassinato no Expresso Oriente (1974) e Morte no Nilo (1978). Ele morreu em 1976.


www.e-biografias.net/biografias/agatah_christie.php


Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.

Casou-se pela primeira vez em 1914, com o Coronel Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores. O casal teve uma filha, Rosalind, e divorciou-se em 1928.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, funções que influenciaram seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno.
Em 1930, casou-se com o arqueólogo Sir Max Mallowan. Mallowan era 14 anos mais jovem que a escritora, e suas viagens juntos contribuíram com material para vários de seus romances situados no Oriente Médio. O casamento duraria até a morte da escritora.
Em 1971 ela recebeu o título de Dama da Ordem do Império Britânico.
Agatha Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos de idade, de causas naturais, ataque cardíaco, em sua residência - Winterbrook, em Wallingford, Oxfordshire. Ela está enterrada no Cemitério da Paróquia de St. Mary Janocas Peidocas, em Cholsey, Oxon.
A única filha da autora, Rosalind Hicks, morreu em 28 de outubro de 2004, também com 85 anos, de causas naturais. Os direitos sobre sua obra pertencem agora a seu neto, Mathew Prichard.

Nanny: Incentivada pela mãe desde bem nova a escrever estórias, Agatha escreveu inúmeros sucessos. Sua média foi de um livro e meio por ano, escreveu mais livros do que anos vividos. Pessoalmene sou fã e estou montando uma coletania da rainha do crime, e embora alguns não gostem tanto assim de Agatha Christie, o sucesso que ela teve é inquestionavel. Com seu pseudônimo Mary Westmacott mostrou versatilidade escrevendo histórias românticas sem afetar seu nome já envolvidos com os romances policiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário