segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacolas Plásticas - Proibição


UMA MEDIDA DESESPERADA DE SALVAR O MUNDO OU MAIS UM GOLPE DE MARKETING E OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS?


Gostaria que primeiramente antes de ler o texto, assista o video abaixo:

video: Parafernalha


Pois é, polêmica nova no pedaço, sacolinhas plásticas não são mais distribuídas nos supermercados, muitos concordam, muitos não concordam, isso e aquilo. E você, concorda ou não? Por quê?
Pois é, eu não! Mas alguém pode perguntar: Logo você que sempre cita ecologia e o sustentável em muitas das suas conversas? É isso mesmo, e não é hipocrisia não, é bom senso, raciocínio prático e noção da realidade de uma maneira geral e dos besteiróis aos quais somos expostos.

Gente, um povo resolveu se juntar, para tomar resoluções e colocar essas idéias super-geniais em prática, essas que por sua vez, afetam milhares de pessoas sem ao menos consulta-las ou orientá-las com bastante (digo bastante mesmo) antecedencia e didática.

Vamos retornar ao passado e pensar um pouco, tuda era bem diferente e mais ecológico do que hoje, embora, não muito higiênico, então, com o passar do tempo os "influentes" (de toda a sorte possível) da sociedade, decidiram tomar iniciativas e obrigar as pessoas em geral a segui-las, caso contrário essas pessoas seriam caretas, mau educadas ou até em caráter... Dessa forma, esses "influentes" criaram regras e essas regras impostas se tornaram uma conduta constante adotada pela maioria (quase totalidade) da população, a qual chamamos de cultura. É criaram cultura!

Mas cultura não quer dizer excelência em pleno significado, principalmente se é baseada em condutas, há cultura de certos povos que é estranho e as vezes inaceitáveis a alguns de nós por exemplo. E o que nos ensinam, com o tempo acaba se tornando inaceitáveis.

Antes, eram vilarejos, e imagino que deviam enterrar detritos de qualquer espécie, mas então, perceberam que com o crescimento da população isso era inviável pois acabara por poluir as vias pluviais, ok. Com o passar do tempo novas coisas foram testadas até chegar nos latões, que acabaram por se tornar impróprios, umas vez que eram nojentos e anti-higiênicos. Ah tinha gente que vivia roubando ou destruindo os latões dos outros. Por inúmeros motivos resolveram abolir os latões, ainda resolveram inventar essa de sacolinha, e agora resolveram tirar das pessoas a comodidade delas. Mas o que há de tão cruel nisso tudo? Cruel nada!!!

O principal é analisar os motivos e a forma que tudo isso é feito, eu escrevi um artigo certa vez, falando exatamente de um dos aspectos desse tipo de ação, que implica no desmotivamento das pessoas em colaborar de coração quando vivem sendo obrigadas a tudo. Não se obriga as pessoas, ensina-as a fazer direito e com prazer! É simplesmente revoltante tomarem decisões por você, sem você, e sem sua opinião e te darem uma resolução ao qual você é obrigado a cumprir de repente.

O que vejo é puro marketing e comercial, olha não te dou sacolas por que elas poluem viu, mas em troca te vendo sacolas biodegradáveis, ecobags, sacos de lixos, e assim por diante. Tenho a impressão que se está trocando gato por lebre e ainda pagando por isso. Estão querendo mostrar uma imagem de ambientalmente corretos e no entanto, estão te usando para ficar com a boa fama e ainda pagar os custos deles.

Não critico quem realmente quer e gosta de colaborar, mas sim, aqueles que querem ser oportunistas. Se estão tão preocupados, por que não tomam medidas que os afetam diretamente sem afetar o consumidor? Economizam água e luz? Acho que não por que sempre, em qualquer horário todas as luzes estão acesas quando vou comprar algo. Onde estão os projetos de reforma para sanar problemas de alto gasto de energia elétrica, economia e reutilização de parte da água, tratamento de esgoto...?

Para chegar ao ponto de obrigar alguem a algo, é necessário você fazer a sua parte muito além de pequenas ações evolutivas da humanidade!
Eu sou a favor da reciclagem, da compostagem, da limpeza do mundo e da boa vontade, mas não sou a favor de vampiros exploradores dessa sociedade.

Nada foi gasto na reeducação das pessoas arraigadas na cultura das sacolinhas que eles mesmo criaram, a verdade é que estão todos perdidos, sem saber como vai ser e o que vão fazer de fato, e com duvidas sobre o resultado ecológico final, uma vez que o uso de sacos plásticos para descarte de lixo não vai deixar de existir, muito pelo contrario!! Lixo em sacos de papel? 

Lendo os blogs do Estadão me deparei com o artigo do Denner Giovanini e vi que ele pensa mais ou menos como eu, não sou a única a ter pés no chão.

Coisas que já notei com a dificuldade da cultura e a falta de sacolinhas na conversa de quase todas as pessoas que conheço:

Em uma ecobag, tudo fica misturado, comida, higiene, limpeza: as carnes soam e molham aso outras coisas, produtos de limpeza as vezes vazam e contaminam a comida.

Em uma ecobag, tudo fica muito pesado e desajeitado, é difícil carregar e dividir as coisas em várias ecobags é complicado, ela é grande e tudo fica desajeitado e caído dentro.

Quando alguém da sua casa te liga e fala para você passar no mercado por que faltou algo de repente e seu dinheiro está contado, você ainda tem que comprar a sacolinha em vez de te darem de graça, dependendo do pedido nem da para enfiar tudo na bolsa ou mochila, por que estão lotadas com suas coisas pessoais necessárias.

Se você compra ecobags toda vez que isso acontece, haja lugar para guardar, com o tempo vai ter que jogá-las fora também.

Nada me garante que ecobags e biodegradáveis são amigas do meio ambiente, ainda não sabemos os resultados do uso delas.

E o coco do cachorro, vou descartar como? Pegar com a mão e levar parara casa? Desculpa, com papel eu tenho nojo!!!

Seria legal se alguém tivesse me respondido esse tipo de pergunta com muita segurança, antes de simplesmente proibir, sinceridade eu teria ficado muito feliz com as respostas.

Resolução pessoal: vou dar um jeito, quebrar a cabeça e tudo o mais, claro! Mas vou fazer minhas próprias sacolas de pano e não vou de forma alguma comprar sacolas dos supermercados ricos que tem por aí!!!
Não vou colaborar com mais uma oportunidade de negócio que eles encontraram para ganhar ainda mais dinheiro e dar voltas ao mundo com suas "Mulheres Ricas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário