sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SUSTENTABILDADE novo conceito

Ver Sustentabilidade Com Bons Olhos



Quando falamos de sustentabilidade da até para sentir as pessoas falando em sua mente: "a meu Deus, lá vem de novo a historinha".

Muito se falou de sustentabilidade com tom de moralismo o que, obviamente acaba desmotivando as pessoas a sequer pensarem no assunto, uma vez que ,cheias de receber ordens em casa, nos institutos de ensino e no trabalho, lidar com inúmeras pressões e obrigações, o que elas menos querem é ter mais dessas situações estressantes.

Penso que deve-se mudar a abordagem, todo mundo faz o que lhe é agradável ou o que lhe é imposto por lei. Como não dá para fiscalizar cada uma das 7 bilhões de pessoas no mundo, o jeito é achar uma nova forma de chamar a atenção.

Primeiro, é ter uma visão lógica da sociedade e parar de tratar a todos como criancinhas de 5 anos de idade, muita informação já tem, os grandes veículos se encarregam de espalhá-la. Mas, ficar dizendo que poluir, desmatar e abusar de recursos naturais os tornam escassos, já é ultrapassado, além de ser lógico todo mundo já sabe e a maioria não se interessou.

Militarismo cansa, pelo mesmo motivo citado acima no segundo paragrafo, já somos estressados de mais para sermos fuzilados com coisas que deveríamos gostar e ser um hobby.
Sim, um hobby. Tem que mostrar o lado prático, positivo e divertido das coisas. O que é importante muitas vezes é interessante, principalmente se for gostoso de pesquisar, aprender e por em prática. É como matemática, por que no cursinho matemática não é enfadonha? Por quê se ensina de maneira diferente e divertida lá!

Projetos de sustentabilidade também tem de seu charme, beleza, funcionabilidade, praticidade e lucratividade acima de tudo. Então por que tão poucas pessoas relacionam ambas as coisas?

Tenho certeza que se incutir esses valores junto com o tema "sustentável" vai chamar muito mais atenção!!!!

Por isso estou preparando material sobre o assunto com uma visão bem diferente das quais eu vejo por aí, e que se encaixe em várias áreas. Não estou dizendo que os outros posts não prestam ou estão errados, e nem que os meus são melhores... Longe disso, muito longe mesmo! Mas quero que sejam um complemento e uma ajuda a mais.

Um abraço e que tudo dê certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário