quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESTILOS : Arquitetura e Interiores

Contemporâneo

                Nesse estilo encontramos muitos elementos atuais e futurísticos, formas quadradas e retangulares são extremamente usadas, enquanto os outros tipos de linhas, inclusive as curvas, são utilizadas mais como complemento e detalhes para atingir uma certa sofisticação. Móveis costumam ser modulares para fácil adaptação deles ao ambiente e também podem ser embutidos para aproveitar ao máximo os espaços, portas de correr também complementam a decoração e a praticidade.
                As cores usadas normalmente, são cores neutras e em alguns casos uma cor pode ser acrescentada para dar um obvio contraste desde que não se tire a sobriedade com as combinações. É comum as cores, branco, preto, bege e cinza...
                Além disso, usa-se muito materiais como madeira, inox, alumínio, materiais com aspecto prateado, escovado, além de espelhos para ampliar significativamente o ambiente.
                A luz nesse estilo é muito abundante, por isso janelas costumam ser grandes e apenas de vidros e alumínio, iluminação também é planejada e instaladas em lugares estratégicos do espaço em questão. Cozinhas e salas costumam ser integradas.
                É um estilo normalmente preferido pelo público masculino, embora alguns detalhes possam ser acrescentados para cativar e agradar as mulheres práticas.
                Contemporâneo é sinônimo de modernismo, suas principais características são: praticidade, simplicidade, sofisticação, originalidade, elegância e harmonia. O lema é menos é sempre mais!
                Pessoalmente acho que são frios em sentido sentimental, ambiente impessoal.
                Obs.: Hoje em dia a nova moda é deixar paredes com concreto aparente, mas caso já esteja tudo pintado e der trabalho, há produtos no mercado que você aplica na parede como se fosse uma simples tinta na parede e ela fica com esse aspecto.




No Brasil, o nome mais importante quando se fala de construções e decoração contemporânea, é Oscar Niemayer, embora não gostasse de linhas retas e abusasse das curvilíneas, suas construções são extremamente modernas e características bem futurísticas. Suas principais obras nacionais e internacionais foram:
Ministério da Educação e Saúde – BRA
Igrejinha da Pampulha – BRA
Edifício COPAN – BRA
Palácio do Planalto – BRA
Palácio da Alvorada – BRA
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida – BRA
Congresso Nacional – BRA
Sede da ONU – EUA
Cassino Funchal – POR
Le Volcan – FRA
Sambódromo do Rio – BRA
Memorial JK – BRA
Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves – BRA
Memorial da América Latina – BRA
Terminal Rodoviário de Londrina – BRA
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – BRA
Museu Oscar Niemeyer – BRA
Auditório do Ibirapuera - concluído em 2005 – BRA
Museu Nacional Honestino Guimarães – BRA
Centro Cultural Oscar Niemeyer - 2006, Goiânia – BRA
Estação Cabo Branco – BRA

Créditos das Imagens
Imagem nº3: Casa Natura



Bibliografia
Viva Imóveis (Newsletter Viva)


Postado por Nanny Marson

Nenhum comentário:

Postar um comentário